Parceria com Telessaúde prevê dinamização para serviços em oftamologia.

Na tarde desta terça-feira, 26, o Secretário de Saúde, Dioner Azambuja acompanhado das colegas Dra Carla Silveira, Enfermeira Barbara Velasquez e Técnica de enfermagem Débora Ramos visitaram o serviço regional de TeleOftamologia, inaugurado no dia 06 de dezembro, do corrente ano,  coordenado pela Plataforma Telessaúde. Na ocasião foram recepcionados pela Gerente de Gestão ambulatorial e Hospitalar da SMS Suelen Arduin e os profissionais que trabalham junto ao serviço.

O TeleOftalmo – Olhar Gaúcho é um projeto de telediagnóstico a serviço da saúde ocular. Tem o objetivo de otimizar o acesso da população do Rio Grande do Sul ao diagnóstico e manejo de condições oftalmológicas e qualificar a lista de espera para a especialidade. O projeto é uma parceria do TelessaúdeRS-UFRGS, da Secretaria Estadual da Saúde e da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde. Podem acessar o serviço todos os médicos nos postos de saúde da Atenção Primária/Atenção Básica do Rio Grande do Sul.

Pelo projeto são oferecidos os seguintes exames, aferição da acuidade visual, refração, medida da pressão intraocular, documentação fotográfica do segmento anterior e do fundo do olho, avaliação das pálpebras, da motilidade ocular extrínseca e dos reflexos pupilares.

Segundo o Secretário de Saúde, os profissionais médicos do ESF da SMS de Herval já estão passando por capacitação e a partir do dia 15/01/2018 os pacientes poderão começar  a ser cadastrados, caso tudo esteja de acordo com a situação planejada.

– Estamos muito felizes com o Projeto. Temos muitos casos de pacientes com dificuldade visual. O Programa Tele Oftalmo é vinculado ao PROADI SUS e além de dar o diagnóstico da dificuldade visual no tempo adequado,possibilita o fornecimento do óculos,o que vem de encontro a um problema social, ressalta Dioner.

A apresentação deste projeto para o município ocorreu no dia 08 de dezembro por um dos Consultores do Telessaúde, o cirurgião dentista, Otávio Pereira D’Ávila que explicou todo o funcionamento da plataforma e todos os serviços e deste importante passo para a saúde oftamológica na nossa macro região de saúde que foi a instalação da clínica que possui equipamentos de última geração e através do vínculo com PROADI SUS e Óticas Diniz que, além de dar o diagnóstico da dificuldade visual no tempo adequado, possibilita o fornecimento do óculos.

Atualmente todos os casos oftamológicos são encaminhados para Jaguarão, clínica Dr. Clóvis Boito, conveniada com o SUS e que tem por maior finalidade atender as urgências, como procedimentos cirurgicos, cataratas e glaucomas. A ideia é que a partir da existência da sede da TeleOftalmo em Pelotas, os casos mais simples como apenas a acuidade da visão possam ser tratados com mais eficiência e os procedimentos mais graves levados para Jaguarão, um ganho para todos os municípios pequenos da região.

Veja como funciona o procedimento e encaminhamento para o TELEOFTALMO

  • O usuario vai até a UBS mais próxima
  • Sendo um caso como o de acuidade visual, o médico da Unidade acessa a plataforma plataformatelessaude.ufrgs.bre solicita o atendimento no consultorio
  • A equipe do Telessaude é quem fará a regulacão e entrará em contato com o usuario SUS avisando dia e horario do atendimento, ele será encaminhado para fazer exames no consultorio do TeleOftalmo
  • No local, seus exames serão acompanhados por uma equipe de enfermagem e por um médico oftalmologista através de teleconferência
  • Após análise, o laudo será enviado para a UBS referência e entregue ao paciente
  • Caso seja necessário o uso de óculos, o usuário pode retirá-lo gratuitamente na empresa parceira do projeto, Óticas Diniz.