Mulheres Poderosas “Somos Capazes de Muito Mais”

Um dia para ficar na memória das mulheres do município marcado pela descontração e pela abordagem de temas que rodeiam o Universo das Mulheres. Assim se deu a festa de celebração em alusão ao dia da Mulher, mundialmente comemorado no dia 08 de março, em Herval ocorrido no dia 28 de março no prédio da Assistência Social.

Aproximadamente 400 mulheres passaram pelo evento, mulheres do campo e da cidade, integradas e atentas aos debates e assuntos que pelos olhares, gestos e depoimentos são rotina na vida de muitas delas, como exemplo as duplas jornadas, em certos casos, triplas, e os múltiplos papéis da mulher na sociedade.

Para a abertura oficial do dia #DELAS foi montada uma mesa de autoridades em que estiveram representados os poderes executivos através das Secretárias, de Assistência Social, Rosane Wilhelnsen, anfitriã da festa, Cristiane D’Avila, Educação, Diretora do Polo Infantil, Vera Nobre adjunta da Assistência, Daiane Rodrigues e o Prefeito Rubem Wilhelnsen. O poder legislativo se fez representado pelos vereadores, Valter Lima (PP) e João Bosco Sais (PPL). Pelo Judiciário, a Exma Promotora de Justiça, Cristiane Levien que usou o espaço para falar sobre uma situação muito delicada e difícil de ser resolvida, porque trata de um assunto que envergonha e desencoraja as mulheres a exposição: a violência contra mulher seja ela física, psicológica, patrimonial, sexual e várias formas de minimizar o “Ser Mulher”.

Rosane abriu a manhã agradecendo o apoio de sua equipe, equipe do PIM/Criança Feliz, secretária de Obras, Saúde, Educação e todas as secretarias que de uma maneira ou outra colaboraram para o sucesso do evento, os vereadores colocaram a questão do machismo e o quanto ele ainda é presente na sociedade, questão também abordada pelo prefeito Rubem que provocou as mulheres quanto à questão política e que mulheres precisam participar mais da política, em Herval, dos nove vereadores, nenhum deles é mulher.

A manhã foi focada em palestras, as convidadas Luciane dos Santos, Psicóloga, Vanda Del Rosso, Oficial de Justiça, Marta Fernandes, Agricultora pelo MST e Dra Gilda Neves, médica da ESF. Na tarde a abertura foi com as psicólogas e psicodramatistas do projeto Espontâneo de Pelotas, Brenda Louro e Roberta Machado, em todos os intervalos sorteio de brindes e a tarde seguiu em festa com a Cantora Ana Tereza e o músico Dinico no Tajon, a cantora Cássia Rodrigues e apresentações com as covers do Roberto Carlos (Zoca) e Anita (Ivonete Pereira), uma festa para ninguém colocar defeito.

As mulheres na sociedade

Atualmente em Herval, diversas entidades do município são lideradas por mulheres, na prefeitura 221 servidoras são parte do quadro de 361 servidores ativos, dentre elas aproximadamente 40 como gestoras. Entidades como o CTG Minuano e Clube Comercial montaram as gestões “Só Mulheres”, no poder judiciário temos a Exma Promotora, e a Juíza de Direito e oficiais de justiça. No campo temos as agricultoras do MST que tocam as Feiras que acontecem na quinta-feira no paroquial, além de todas as mulheres que fazem diferença em cada lugar que colocam sua mão e sua sensibilidade sobre o outro. Mães, donas de casa, irmãs, avós, esposas, tias, amigas e acima de tudo mulheres. Com o slogan, “Somos Capazes de Muito Mais” o dia serviu para lembrar que as multifacetadas mulheres da atualidade são ainda minimizadas em uma sociedade patriarcal, porém juntas tem construído uma nova realidade.

O dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março. A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras.

Apoiadores

Para presentear as mulheres a secretária Rosane Wilhensen em nome da Secretaria de Assistência e CRAS agradece todos que contribuíram com este evento, Sicredi, Banrisul, Studio E, Tchê Farmácias, Dubella, Nubia Line, Marilise Gomes, Farmácia Godinho, Iádia Peres, Aplik Adesivos e Floricultura Mundo Verde de Arroio Grande.