Herval comemora 193 anos

O município de Herval comemorou nesta quinta-feira (18) o aniversário de 193 anos, data de elevação a Freguesia, escolhida como oficial como comemoração para o aniversário, porém a história nos conta que as coisas começaram a acontecer por aqui em 1971, na margem direita do Arroio do Herval, foi iniciada a construção de uma igreja, um quartel e um quadro de trincheiras. Aí estava, em pleno domínio adversário, o que seria o núcleo da atual cidade de Herval.

A solenidade de comemoração aconteceu na tarde da quinta-feira com o tradicional desfile de cavalarianos pelas principais ruas da cidade e contou com a presença do Prefeito, vereadores, secretários, presidentes de entidades, da patronagem e titulados do CTG Minuano e de representantes dos piquetes tradicionalistas de Herval. Os cavalarianos foram recepcionados na Praça Marquês de Herval por hervalenses e visitantes.

Durante a solenidade, a 1° Prenda Mirim do CTG Minuano, Isabelle Peter, e o 1° Piá, Wallace Rodrigues, declamaram poesias que prestam homenagem aos pontos turísticos e a história do município. Para brindar a data, um bolo simbólico foi confeccionado e os presentes cantaram o “parabéns gaúcho” parabenizando a cidade.

As festividades de comemoração prosseguiram durante todo o final de semana com o XVIII Rodeio Internacional de Herval. O evento, de realização do CTG Minuano e apoio da Prefeitura de Herval, é considerado um dos principais eventos da cidade, por receber visitantes de cidades vizinhas, de outros estados e dos países fronteiriços, como Uruguai e Argentina.

A grande expectativa do público durante o Rodeio são as gineteadas em Bovinos e Equinos. Durante os cinco dias do evento, 75 ginetes de bois e 120 de cavalos disputaram a premiação máxima: uma moto zero quilômetro para o ganhador da gineteada em bovinos e um automóvel zero quilômetro para o ganhador em equinos.

As atrações artísticas que fizeram parte da programação da festa foram amplamente elogiadas pelo público. Bandas e artistas conhecidos na cidade, como a Banda GDÓ, Ketlen Esquirio, Nossa Pegada e Portal 4, e também shows nacionais, como a banda Tchê Chaleira, animaram o público presente durante os dias de festa. Esse ano também foi realizada a “I Mostra Folclórica” e contou com cinco invernadas de cidades como Jaguarão e Piratini, e a prata da casa, a invernada Mirim do CTG Minuano.

Confira os ganhadores das gineteadas do XVIII Rodeio Internacional de Herval:

Gineteada em Bovinos –

1° lugar: Thaian Rosa – Arroio Grande (uma Moto 0KM)

2° lugar: Jeverson Afonso – Herval

3° lugar: Lutierre Santos – Arroio Grande

4° lugar: Gabriel Brechorsky

5° lugar: Fabiano Campelo

Gineteada em Equinos –

1° lugar: Felipe Baptista – Pelotas (um Automóvel 0KM)

2° lugar: Rafael Safons – Alegrete (01 Moto 0KM)

3° lugar: Cassio Gonçalves – Barra do Ribeiro (R$ 2.000,00)

4° lugar: Elisson Leal – Rio Grande

5° lugar: Aurélio Borba – Arroio Grande