Grupo de Gestantes comemora UM ano

Uma festa para celebrar a vida, assim foi a tarde preparada para as futuras mamães, na quinta, 2, nas dependências do CRAS. As secretarias de de Assistência Social, saúde, com apoio do PIM/Criança Feliz receberem 11 gestantes e seus familiares em um momento de descontração, marcando também o retorno do Grupo com equipe completa.. Aproximadamente 50 pessoas participaram do encontro

Luciane dos Santos, psicóloga da Ass. Social, uma das coordenadoras e idealizadoras do Grupo, explica que é primordial o acompanhamento das mulheres neste período. Palestras, tira dúvidas, bate papo, audiovisual, artesanato, auto estima e claro, cuidados com a saúde da mamãe e do bebe são abordagens do grupo que se reúne quinzenalmente.

Marisa Aveiro, 32 anos, está na quinta gestação, desta vez, de risco por conta da pressao que insiste em subir constantemente. Conheceu o grupo pela Coordenadora do CRAS, Ana Cristina, logo no primeiro mês da gravidez, com a previsão de nascimento para 08 de abril. Marisa conta que mesmo não sendo mãe de primeira viagem, no grupo, aprende, debate, se reconhece, cria novas amizades e até aprendeu a tricotar;

–              No grupo fiz até um carpinzinho, ainda não esta bonito, mas já saiu, ela sorri e conta que já está tricotando uma blusa também.

Equipes de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos da Estratégia Saúde da Família acompanham as gestantes e tiram dúvidas em palestras e durante os encontros do grupo. O Secretário de Saúde Dioner Azambuja, falou sobre a importância deste trabalho para o município como um todo, já que muitas das mães acompanhadas acabam levando outras, o que melhora para o município em questão de prevenção a saúde.

PIM/Crianca Feliz

Programas que auxiliam nos aspectos sociais, psicológicos em saúde e proteção aos direitos da criança e do adolescente, previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente o (ECA), através de suas visitadoras que atendem as famílias habilitadas em suas casas. As meninas somaram ao Grupo de Gestantes com a tarefa de atender os pequenos, auxílio a mãe que não tem aonde deixar seus filhos no período do grupo.

Mais fotos nesta quinta