Formações Continuadas para melhores profissionais

Na tarde desta quarta – feira, 11, o setor pedagógico representado pela professora Laurimei Charão, juntamente com a Formadora  Educação Infantil,  professora Rosangela Brião,  formadora para séries iniciais, Enairen Charqueiro e Coordenadora do Novo Mais Educação, Luciana Lemos promoveram às 16h30, no Polo de Educação Infantil a 1° Formação Continuada pelo PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Herval aderiu ao programa que prevê 100 horas de formação continuada para professores,certificada, 60 delas presenciais e 40 em serviços – desenvolvendo os trabalhos em sala de aula.

O setor pedagógico composto pela supervisora Valderes Lima e pelas Coordenadoras, Patrícia Ferreira – projetos -, e Laurimei Charão – Formações, encontros, conselhos e congêneres, é uma parte essencial para o desenvolvimento educacional, através delas, o corpo docente realiza projetos, participa de formações e compartilha esses momentos com os mais de 450 alunos das series iniciais e finais e 178 alunos da Educação Infantil, mais de 600 alunos que terminam o fundamental tendo a oportunidade de passarpor diversos projetos nas mãos de profissionais em constante formação.

Dentre as metas de todos os governos, sabe-se que a Educação quando oferecida de forma igualitária e com qualidade pode ser a ferramenta transformadora no presente e futuro. Herval conhece bem esta história pois é um dos raros municípios da região que atende 100% da Educação Infantil. Para tanto, os profissionais também necessitam de subsídios para pensar, organizar, preparar, trocar experiências e aprender coisas novas para levar para às salas de aula. As formações continuadas são uma alternativa eficaz, baixo custo e grandes aprendizados e aproveitamentos.

As formações do PNAIC devem acontecer todas as quartas-feiras no Polo de Educação Infantil até o cumprimento das horas do programa, além disso, um calendário com várias fomações e capacitações já está em desenvlvimento e andamento, veja algumas delas.

Formações previstas e ações da EDU

14 – Formação equipes diretivas – Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico (PPP) – Professora Maria Alice

18, 19 – VI – FELIN – Festa da Literatura Infantil –  / 1ª Etapa Educação Infantil e Séries Iniciais

24 – Formação continuada para Currículo Adaptado para educadores das Salas de Recurso e APAE

24 e 25 – VI – FELIN/ 2ª Etapa – Feira do Livro

#PROGRAMAÇÃO DA VI FELIN

programação 2018 – VI FELIN

Fotos cedidas: Cristiane DÁvila e Laurimei Charão