Chico dos Santos assume a SCTEL

A frente da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, desde o final de janeiro deste ano, Francisco dos Santos, o Chico, está mergulhado na organização da pasta. Cadastros, questões burocráticas, criação de conselhos e novas parcerias com objetivo de abrir um leque de opções no cenário cultural do município.

Chico viveu a maior parte de sua vida no município de Pedro Osório, conta que começou no cenário cultural, aos 16 anos, por gosto e pelas referencias que foi  recebendo em sua trajetória,uma delas, o entusiasta e simples Santana, conhecido e lembrado por muitos por sua sabedoria e gosto pela cultura.  Hoje, busca projetar a cultura hervalense em todas as suas vertentes, com projetos e ideias que já são compartilhadas, como o Projeto Corrente Cultural – Mutirão + cultura, que abrange economia, livro e leitura, exposições e mostra de arte entre outros que devem surgir no decorrer da gestão.

Em Pedro Osório também teve o apoio de uma família, tendo como a principal incentivadora a senhora Alta Valzia Medeiros D’ Oliveira, a vó de seu filho, Gil. Seus primeiros foram em direção a grandes projetos, como a ideia da Cooperativa da Arte, organização do festival Pedro Wostock , também como radialista na rádio Club com o programa Sábado Cultural.

Em Herval, em 2013, Chico foi convidado pelo ex Prefeito, Ildo Sallaberry para ocupar o cargo de Secretário Adjunto de Planejamento, tendo suas habilidades afloradas, assumiu o cargo de adjunto da SCTEL, ainda limitado no cargo, Chico foi convidado para Coordenar um grande projeto, a CASA das Oficinas – CTRL A, cargo que deixou este ano, quando assumiu definitivamente a SCTEL e onde pretende se estabelecer e cumprir as expectativas da gestão Rubem e Fernando.

No que se refere aos Esportes e Lazer o coordenador de Esportes, o momento é de limpeza e organização do ginásio de esportes, mudanças nas diretrizes do regulamento dos torneios de fustal também foram inseridas e segundo Santos essas medidas vão de encontro a necessidades conforme o histórico dos últimos torneios. A partir do dia 05 de marco o Ginásio volta a funcionar o dia todos, das 9h ao meio dia e das 14h às 17h com as marcações de treino no local.

É a SCTEL se adequando e criando um novo cenário para o município apostando nas potencialidades dos cidados hervalenses e buscando novos atores para preencher esta lacuna cultural que vai auxiliar na construção de um presente mais próspero e um futuro em que todos possam ter acesso a cultura local.

Abaixo algumas fotos e artes da trajetória e novos projetos para a SCTEL